Língua búlgara – Períodos da história da língua búlgara, Dados, Dialetos, Sistema de escrita

Sobre Ben Popov

Ben Popov escreveu 129 artigos no blog.

Ben Popov é coordenador da Comunidade Búlgara no e profissional de Marketing Digital com mais de 15 anos de experiência. Áreas de interesse: tecnologia, marketing digital, cultura, política, viagens, entre outras. Fala Búlgaro, Inglês, Português e Russo. Entre em contato com Ben nas redes sociais abaixo.

 

AzbukaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A língua búlgara (български език [ˈbɤ̞ɫɡɐrski ɛˈzik]) é um idioma indo-europeu, membro do ramo das línguas eslavas meridionais, parte por sua vez da família das línguas eslavas.

O búlgaro é descendente direta dos antigos dialetos eslavos falados na Península Balcânica desde a chegada dos eslavos por volta da metade do primeiro milênio d.C. Seus primeiros registros então gravados em manuscritos em eslavo antigo, cujo sistema de escrita era o glagolítico. O nome búlgaro procede dos nomes das tribos bulgar que habitaram os Bálcãs orientais no século VII d.C.

Períodos da história da língua búlgara

  •     Período pré-histórico: desde o tempo da invasão eslava dos Bálcãs orientais até a missão de São Cirilo e São Metódio à Morávia no século IX.
  •     Antigo búlgaro: do século IX ao século XI, que pode ser reconhecido nos manuscritos em eslavo eclesiástico.
  •     Búlgaro médio: do século XI ao começo do século XV, caracterizado pela riqueza de atividade literária.
  •     Búlgaro moderno: do século XV até os dias atuais, incluindo o período do domínio otomano (século XV a XIX).

Enquanto os registros mais antigos mostram inovações ao eslavo eclesiástico, as mudanças mais significativas começam a aparecer nos períodos médio e moderno. Depois de 1600, ano do começo do renascimento búlgaro, se produzem as grandes mudanças que diferenciam o búlgaro moderno de seu antecessor. Mas a forma literária do búlgaro moderno só começa a tomar forma a partir da metade do século XIX. Até então havia três diferentes posturas no que se refere à ortografia:

  •     Linha conservadora, formada por uma linguagem literária moderna baseada na interpretação russo-sérvia do eslavo eclesiástico usado na Bulgária pela Igreja Ortodoxa.
  •     Linha progressista, que demanda uma língua literária baseada no falar das regióes mais influentes no século XIX na .
  •     Linha intermediária, que trata de conciliar o uso das características dialetais de todas as regiões às do eslavo eclesiástico.

Finalmente, no século XIX, a ascensão da região nordeste da Bulgária como centro da vida política, econômica e cultural, levou a uma ampla aceitação dos dialetos desta região como base da língua literária; desses dialetos, o de Tarnovo, foi tomado como modelo. Mas mesmo que o búlgaro literário reflita o dialeto desta região, incorpora certas características dos dialetos ocidentais. Não obstante, como conseqüência da mudança da capital búlgara de Tarnovo para Sófia em 1879, o búlgaro literário começou um processo gradual de acomodação ao dialeto nativo da nova capital.

Dados

O búlgaro é a língua nacional da República da Bulgária (e República da Macedónia) e a língua nativa da maioria eslava desta nação (cerca de 85% de uma população de aproximadamente 8.000.000 hab. – ano 2000). Há comunidades de língua búlgara na Moldávia, República da Macedónia, Rússia, Romênia, Sérvia e Grécia.

Dialetos

Os dialetos dividem-se em duas categorias:

  •     Búlgaro oriental: com o misio na região nordeste próxima ao Mar Negro; o balcânico e o rupski, sendo esta última variante a mais antiga de todas.
  •     Búlgaro ocidental: com as variantes setentrional e meridional.

Sistema de escrita

As inscrições mais antigas datam do século X, sendo a mais antiga do ano de 943. Estas inscrições são manuscritos em alfabeto glagolítico e incluem os Codices Zographenses, Marianus et Assemanianus (século X). os manuscritos mais antigos em alfabeto cirílico compreendem textos litúrgicos do século XI, como o Savina kniga (“o Livro de Sava”), Codex supraliensis e O Apóstolo de Enina.

O búlgaro utiliza o alfabeto cirílico e a transliteração oficial deste alfabeto ao latino é:

а – a, б – b, в – v, г – g, д – d, е – e, ж – j, з – z, и – i, й – y, к – k,
л – l, м – m, н – n, о – o, п – p, р – r, с – s, т – t, у – u, ф – f, х – h,
ц – ts, ч – ch, ш – sh, щ – sht, ъ – a, ь – y, ю – yu, я – ya

A comunidade búlgara no Brasil, está oferecendo curso de língua búlgara on-line para brasileiros.

Deixe um comentário com seus contatos abaixo e entraremos em contato com você o mais breve possível!

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *