LANÇAMENTO DO LIVRO “IMIGRAÇÃO NO BRASIL – BÚLGAROS E GAGAUZOS BESSARÁBIOS” DE JORGE COCICOV

Sobre Ben Popov

Ben Popov escreveu 129 artigos no blog.

Ben Popov é coordenador da Comunidade Búlgara no e profissional de Marketing Digital com mais de 15 anos de experiência. Áreas de interesse: tecnologia, marketing digital, cultura, política, viagens, entre outras. Fala Búlgaro, Inglês, Português e Russo. Entre em contato com Ben nas redes sociais abaixo.

 

Imigração no Brasil - Búlgaros e Gagauzos Bessarabianos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Dimitar Kararusinov, SABA

Sófia, Bulgária, em 21 de janeiro de 2015.

Em 20 de janeiro, no Instituto de Etnografia e Folclore e Museu Etnográfico (IEFSEM), deu-se a solenidade de lançamento do livro “Imigração no Brasil – e Gagaúzos Bessarábios”.

O evento faz parte do seminário sobre questões de migração realizados pelo instituto.

O autor do livro é Jorge Cocicov, brasileiro, descendente de búlgaros bessarábios, um oficial da Policial Militar Estadual, Mestre em ensino jurídico, advogado e juiz de direito aposentado. O livro foi publicado pela Agência Estadual de Búlgaros no Exterior (SABA).

A estréia do livro foi proposta, pela primeira vez, como uma iniciativa conjunta dos IEFSEM e SABA e acatada pelos Prof. Dr. Petko Hristov, Diretor do IEFSEM e Dimitar Vladimirov, Diretor Interino, da SABA.

No salão lotado do Instituto, participou Ricardo Guerra de Araújo, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, do Brasil, na , juntamente com outros funcionários da missão. Entre os presentes e convidados estavam, principalmente pesquisadores, historiadores, etnólogos, folcloristas e jornalistas, assim como Nadia Kantareva- Baruch, editora da mídia Az Buki e Stoyan Raychevski, escritor, político e jornalista.

Sobre o livro discursou o Prof. Dr. Nikolay Tchervenkov, conhecido pesquisador do Museu, autor do prefácio da edição búlgara, Maya Daskalova, responsável pela versão do idioma português para o búlgaro, Dr. Yordan Kolev, Drª. Elena Vodinchar de IEFSEM, Raina Mandjukova, ex-presidente da SABA, escritora e apresentadora do programa “Nuvenzinha Branca”, da TV SKAT.

Os oradores abordaram vários aspectos das questões desenvolvidas: momentos complexos e especiais de deslocamento, na Europa e posterior estabelecimento no Brasil; a missão do pesquisador, a profundidade do tema e do especial interesse nesse estudo.

O livro é um estudo interessante de diferentes famílias búlgaras e gagaúzos bessarábios que se mudaram para o Brasil, na segunda metade dos anos vinte do século XX.

O método utilizado pelo autor foi o de pesquisar publicação e muitas informações recolhidas. Aos leitores são apresentados documentos e fotos de arquivos de família.

O tema é exclusivo para o conjunto de problemas e é o primeiro sobre o assunto emitido em língua búlgara. O autor escreveu dois livros em português, oferecendo biografia de cinquenta e três, em um e noventa e cinco famílias búlgara e gagaúzas bessarabianos, no outro livro, todas residentes no estado de São Paulo, Brasil.

A motivação do pesquisador foi a de oferecer segundo o entendimento de que é preciso conhecer e estudar o passado familiar e para tanto Cocicov sugere que as pessoas podem ser felizes e livres em seus horizontes de vida, mas não podem deixar de “saber de onde vêm e para onde estão indo”.

O imigrantes búlgaros bessarabianos viveram em colônias e posteriormente, eles mudaram-se para a cidade, a fim de que as novas gerações melhorassem o seu nível social e integrassem, com sucesso, a sociedade brasileira.

Temos planos para que, neste ano, o livro de Jorge Cocicov, seja lançado na Moldávia e Ucrânia.

Raina Mandjukova, filóloga, ex-presidente da Agência (2009-2010) e emérita apresentadora do programa “Nuvenzinha Branca”, na TV SKAT.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *