Apresentação – Borianka Stamenova

Sobre Borianka Stamenova

Borianka Stamenova escreveu 1 artigos no blog.

Sou Borianka e nasci na , precisamente na cidade de Sofia, mas hoje moro no , na cidade de Itapecerica da Serra no Estado de São Paulo e a minha profissão é cozinheira, trabalho que iniciei na minha juventude em 1984 no Hotel Sheraton de Sofia.

Olá, bem vindos! Sou Borianka e nasci na Bulgária, precisamente na cidade de Sofia, mas hoje moro no Brasil, na cidade de Itapecerica da Serra no Estado de São Paulo e a minha profissão é cozinheira, trabalho que iniciei na minha juventude em 1984 no Hotel Sheraton de Sofia.

No Hotel Sheraton, local que reconheço como minha primeira casa, tive importantes oportunidades de trabalho como representar a gastronomia típica do meu país, a Búlgara minha madre terra, em um festival gastronômico internacional realizado na cidade de Copenhagen, a capital da Dinamarca. A partir daquele momento tudo ficou claro pra mim, mesmo muito jovem sabia que queria conhecer o mundo e a sua gastronomia, para um dia abrir um restaurante com o meu jeito de ser, por isso fui para um dos países mais queridos do mundo, a Itália. Na cidade de Milão tive a bela chance de estudar a cozinha italiana, conhecendo de perto a gastronomia Lombarda e Piemontesa em geral, e por alguns anos trabalhei no Hotel Hilton e Auriga, de Milão, para depois me aprimorar atuando no catering de avião elaborando os pratos quentes e frios para as companhias Lauda Air, Emirates, British Airways, pela Do & Co Catering de Aviação Internacional de Milão.

Enfim o tempo passou e eu quis encontrar novos desafios numa terra mais multi étnica, aonde os povos do mundo inteiro se encontravam e viviam mais em harmonia, essa terra nos meus sonhos sempre foi o Brasil, por isso desde 2004 estou aqui, aprendo uma gastronomia rica das mais belas influencias dos povos que aqui vieram e encontram moradia, formaram suas famílias assim como eu também fiz, por isso mesmo tudo é mais alegria, mesmo que a saudades as vezes aperte o peito.

Mas viver ativamente cada experiência é o que sempre fiz e hoje não é diferente. Aqui no Brasil já trabalhei no L’hotel porto Bay da Alameda Campinas, no coração da cidade de São Paulo e no Saladerie Gourmet no Itaim Bibi, meu atual lugar de trabalho. Por isso o que faz a diferença agora é perceber que posso fazer mais, recuperando e organizando as receitas que aprendi nos lugares onde estive, alem de contribuir para selar na alma de quem como eu gosto dos sabores da memória, reelaborando os quitutes, e os principais pratos das culturas do leste europeu.

É a minha forma de viver e formar raízes no novo mundo, sem esquecer-se dos costumes e das tradições que me levaram pelo mundo como cozinheira e me elevaram como pessoa por saber que com a comida de casa se pode ser e dar muito e muita felicidade para as pessoas!

Atenciosamente,

Borianka Dimitrova Stamenova, a mais nova colunista do site http://bulgarosnobrasil.org

Comentários

comentários

One thought on “Apresentação – Borianka Stamenova

  1. Добре дошла! 🙂 Очакваме с нетърпение твоите рецепти и идеи за приготвяне на вкусни ястия от Балканската кухня!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *