29 ОКТОМВРИ – ДЕН НА БЕСАРАБСКИТЕ БЪЛГАРИ | 29 de OUTUBRO – DIA DOS BÚLGAROS DA BESSARÁBIA

Sobre Ben Popov

Ben Popov escreveu 129 artigos no blog.

Ben Popov é coordenador da Comunidade Búlgara no e profissional de Marketing Digital com mais de 15 anos de experiência. Áreas de interesse: tecnologia, marketing digital, cultura, política, viagens, entre outras. Fala Búlgaro, Inglês, Português e Russo. Entre em contato com Ben nas redes sociais abaixo.

 

Bessarabia

DIA NACIONAL NA BULGÁRIA – “O dia em que honramos os nossos ancestrais que guardaram as raízes búlgaras mesmo longe da Pátria”

É O DIA DAQUELES BÚLGAROS QUE HÁ DOIS SÉCULOS ATRÁS DEIXARAM A BULGÁRIA EM BUSCA DE REFÚGIO DO JUGO OTOMANO.

É O DIA DAQUELES BÚLGAROS QUE PARTICIPARAM NA LUTA PELO RENASCIMENTO NACIONAL E CULTURAL DA NAÇÃO BÚLGARA NA CONSTRUÇÃO DA BULGÁRIA MODERNA DEPOIS DA LIBERTAÇÃO, EM 1878.

É O DIA DAQUELES BÚLGAROS QUE CONSEGUIRAM PRESERVAR A SUA FÉ, A LÍNGUA NATIVA, AS TRADIÇÕES E TRANSMITI-LAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO LONGE DA BULGÁRIA.

PELA VONTADE DO DESTINO, SEUS DESCENDENTES ESTÃO ESPALHADOS PELO MUNDO – RÚSSIA, CAZAQUISTÃO E PRATICAMENTE EM TODOS OS PAÍSES DA EUROPA, AMÉRICA. E TÊM PRESERVADO A CONSCIÊNCIA E A IDENTIDADE NACIONAL BÚLGARA.

DEIXE QUE ESSE DIA NOS UNA E NOS FAÇA LEMBRAR DO PASSADO GLORIOSO DA NOSSA NAÇÃO!

29 DE OUTUBRO – SÍMBOLO DO FORTE ESPÍRITO BÚLGARO E UM EXEMPLO DE LEALDADE INCONDICIONAL À PÁTRIA!

CANÇÃO NACIONAL BÚLGARA “KUDE I DA ODISH”

A famosa canção búlgara “Kude i da odish”‘ é conhecida entre os de todo o mundo como o hino não oficial da UNIFICAÇÃO DA BULGÁRIA e executada em uma versão do grupo “ZDRAVETS” liderado por Dimitar Stoev. O conjunto é composto por estudantes da Escola de Ensino Médio de Búlgaros da Bessarábia “Gueorgi Rakovski” na cidade de Bolgrad, área da Bessarábia localizada na Ucrânia.

COM OS CALOROSOS CUMPRIMENTOS DE TODA A DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO POVO BÚLGARO NO BRASIL “BULGARI”

Catarina Paslar – Presidente
Jacy Katia Karastan Noboa – Secretária

 

Comentários

comentários

One thought on “29 ОКТОМВРИ – ДЕН НА БЕСАРАБСКИТЕ БЪЛГАРИ | 29 de OUTUBRO – DIA DOS BÚLGAROS DA BESSARÁBIA

  1. Tenho uma história familiar interessante e triste como muitas, e ainda incerta. Meus bisavós eram búlgaros, possivelmente da região da Bessarábia. Minha bisavó era cigana. Viajaram para o Brasil, como muitos milhares, em meados da década de 1920, devido a intensa repressão que a região da Bessarábia passou a sofrer com o domínio da Romenia, que incentivou a saída destes “não-cidadãos” para as prometidas terras da América do Sul. Com isso, constou em seus passaportes de imigração a nacionalidade “romena”. Acabaram por aportar no Uruguai, onde viveram alguns anos e tiveram filhos, sendo um deles minha baba, Maruja Reyno Constantinov. Em meados da década de 1930 imigraram mais uma vez, para entrar definitivamente no Brasil e trabalhar nas fazendas do interior paulista. Anos mais tarde, foram para a capital morar na região da zona lesta da cidade, que se tornou local de forte influência eslava, até hoje. Infelizmente, nunca tive um contato mais aprofundado sobre a história da minha família, nem mesmo uma estória era contata. Penso hoje que, na cabeça e sentimento de minha baba, não devia ser uma história de louvor, digna de ser repassada para nós. Ou até mesmo a língua. Mas lembro-me perfeitamente de minha baba conversando com amigas ucranianas na língua nativa. Penso que era a forma de conversarem sobre assuntos “proibidos” e de grande sofrimento. Tenho procurado buscar muito mais informações sobre este passado de minha família, por isso aceito sugestões.

    Saudações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *